« ARTIGOS

Filmes 3-D fazem mal aos olhos?

Publicado em 27 de fevereiro de 2016.

Com a popularização dos filmes, televisões e videogames 3-D, surge uma preocupação: Essa tecnologia apresenta algum efeito prejudicial para os olhos de crianças e adultos?

Embora não haja estudos com tempo longo de seguimento, não há motivos para se preocupar: até hoje não há nenhuma evidência de que filmes, televisões e videogames 3-D causam algum dano ao sistema visual.

No entanto, é comum que algumas pessoas se queixem de dor de cabeça, tontura ou desconforto visual ao assistirem filmes 3-D. Isso não significa que os olhos (ou alguma outra parte do sistema visual) estejam sofrendo algum dano causado pelo 3-D, mas podem ser um sinal de que a visão já apresenta alguma alteração que não se manifesta nas situações do dia-a-dia. As mais comuns são dificuldade de foco, de convergência dos olhos ou na visão de profundidade. No dia-a-dia, geralmente utilizamos essas funções por períodos curtos e as dificuldades podem não se manifestar. Como as atividades envolvendo 3-D costumam sem demoradas e sem interrupção, essas dificuldades podem se manifestar apenas nessas ocasiões. As pessoas que apresentam dor de cabeça, tontura ou desconforto visual ao assistirem filmes 3-D devem procurar um oftalmologista para uma avaliação minusciosa do sistema visual e eventual tratamento.

O cansaço visual também ocorre pois o 3-D de um filme não é real, é apenas uma sensação de visão 3-D; as técnicas de criação dessa sensação de visão 3-D consistem em criar artifícios que “enganam” o cérebro, confundindo ou sobrecarregando-o.

Um fato interessante é que alguns indivíduos (adultos ou crianças) podem ter dificuldade para assistir filmes ou televisão 3-D. Esses indivíduos geralmente apresentam ambliopia (popularmente conhecida como “olho preguiçoso”), estrabismo (desalinhamento dos olhos) ou outra condição que atrapalhe o foco, a visão de profundidade ou a visão 3-D normal. Pessoas com algum desses problemas não vêem diferença entre os filmes 3-D e os filmes 2-D tradicionais e têm maior chance de apresentar dor de cabeça ou cansaço visual.

Embora filmes, televisões e videogames 3-D não causem dano ao sistema visual, fazer paradas frequentes geralmente alivia o desconforto visual.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica