« ARTIGOS

Maquiagem para os olhos: Dicas para não prejudicar a saúde dos olhos

Publicado em 21 de agosto de 2016.

Maquiar a região dos olhos exige alguns cuidados específicos. Observe algumas dicas para manter seus olhos saudáveis:

  • Nunca use maquiagens vencidas e jogue fora maquiagens para os olhos após 3 meses de uso. As bactérias que causam infecções oculares crescem e se multiplicam rapidamente em maquiagens líquidas ou cremosas. Se você adquirir uma infecção ocular (por maquiagem ou não), jogue fora sua maquiagem ocular imediatamente.
  • Nunca use maquiagem e aplicadores de outras pessoas, pois maquiagem é um ítem pessoal. Quando usar amostras grátis de maquiagem para os olhos, use apenas amostras e aplicadores de uso único. Nunca use produtos que foram utilizados por outras pessoas.
  • Pessoas alérgicas que usarão novas maquiagens para os olhos deverão usar um produto novo por vez. Se não houver reação alérgica àquele produto, adicione o segundo produto, e assim por diante.
  • Antes de maquiar os olhos, limpe bem o rosto e as pálpebras.
  • Nunca aplique a maquiagem na base dos cílios para evitar o bloqueio das glândulas das pálpebras superior e inferior. Essas glândulas produzem uma gordura que faz parte da lágrima e proteje a superfície do olho.
  • Nunca se maqueie com o carro em movimento.
  • Portadoras de olho seco (ou com tendência ao olho seco) devem evitar o uso de maquiagem em pó, brilho e produtos com glitter. Essas maquiagens podem entrar em contato com a lágrima e aumentar a irritação ocular. A maquiagem com glitter é uma causa comum de lesão e infecção da córnea, especialmente em usuários de lentes de contato.
  • Remova toda a maquiagem dos olhos antes de dormir, especialmente as máscaras que têm contato com os cílios. Use um cotonete para retirar todos os resíduos da base dos cílios. Se for usar produto específico para remover a maquiagem, evite que o removedor tenha contato com o olho e o remova completamente das pálpebras.
  • Ao remover a maquiagem, sempre faça movimentos em direção ao nariz. Os movimentos no sentido contrário facilitam o contato dos produtos com o olho.
  • Quem usa lentes de contato deve colocá-las nos olhos antes de se maquiar e retirá-las antes de remover a maquiagem. Dessa forma, a chance dos resíduos se depositarem nas lentes é menor. Caso utilize produtos pulverizados, como os sprays, as lentes de contato devem ser colocadas depois.
  • Pessoas que foram submetidas a alguma cirurgia ocular não devem utilizar maquiagem para os olhos até que recebam autorização do oftalmologista. E sempre devem usar maquiagem nova.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica