« ARTIGOS

Mitos e verdades em Oftalmologia: O que realmente prejudica os olhos? (2)

Publicado em 21 de maro de 2020.

Excesso de leitura causa vista cansada

MITO. A presbiopia (ou “vista cansada”) ocorre pela fraqueza do músculo ocular responsável por mudar o ponto de foco das imagens na retina. A partir dos 40 anos, todos sofrem com isso, independentemente do grau de exigência dos olhos.

Lavar os olhos com água corrente é bom para quem tem olho seco

MITO. A água corrente contém impurezas que podem prejudicar os olhos, particularmente aqueles que já sofrem com olho seco. O ideal é usar colírio lubrificante, que melhora a qualidade da lágrima e a mantém por mais tempo na frente dos olhos sem evaporar.

Usar óculos de outras pessoas faz mal

VERDADE. Usar óculos de outros pode causar dor de cabeça, cansaço visual e tontura. Os óculos são ítens de uso pessoal e, mesmo que seu grau seja parecido com o de outra pessoa, as distâncias entre os olhos e o eixo do astigmatismo dificilmente serão. O mesmo acontece com óculos comprados prontos.

Olhar para o sol pode causar cegueira

VERDADE. Os raios de luz são focalizados num ponto da retina chamado mácula, uma região muito sensível. A concentração dos raios solares ultravioletas na mácula podem causar lesões definitivas com a perda permanente da capacidade de ver com nitidez.

Diabetes causa cegueira

VERDADE. Em qualquer fase do diabetes (inicial ou tardio) pode ocorrer acúmulo de líquido na retina e perda parcial da visão. Na fase tardia, podem haver descolamento de retina, hemorragia, glaucoma e catarata. Todos os diabéticos devem ser avaliados anualmente por um oftalmologista, mesmo que não se queixe de embaçamento.

Sentar muito perto da televisão prejudica a visão

MITO. Não há prejuízo para a visão, mas pode causar dor de cabeça. No entanto, sentar muito perto da televisão por não enxergar na distância normal pode ser um sinal de miopia.

Apontadores a laser podem provocar cegueira

VERDADE. Principalmente os de cor verde. Infelizmente, a maioria dos apontadores vendidos não é regulamentada e pode atingir uma alta potência. Se direcionados aos olhos, atingem a retina e podem causar lesão permanente semelhante à queimadura causada pela luz do sol.

A falta de sono faz mal para a visão

VERDADE. A falta de sono não traz prejuízos permanentes para a visão, mas uma pessoa que dormiu pouco não consegue se concentrar, os olhos ardem e lacrimejam, e pode ter dor de cabeça. Ou seja, o olho de uma pessoa que dormiu pouco enxerga às custas de um esforço que não o prejudica, mas prejudica o rendimento pessoal do indivíduo.

Ficar muito tempo na televisão faz mal para os olhos

MITO. Os modelos atuais de aparelhos de televisão não prejudicam os olhos por emissão de raios nocivos. Por outro lado, uma criança pode manifestar a necessidade do uso de óculos ao assistir televisão: se aproximar demais do aparelho, ou ter sono, dor de cabeça ou cansaço muitas vezes é sinal da necessidade de óculos.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica