« ARTIGOS

Síndrome da Visão do Computador: O que é e como evitar?

Publicado em 24 de janeiro de 2016.

Os números são assustadores: 65% dos americanos apresentam queixas relacionadas ao esforço ocular decorrente do uso prolongado de aparelhos eletrônicos. Esse quadro é conhecido como Síndrome da Visão do Computador (SVC).

A SVC acontece quando o indivíduo passa diariamente muitas horas em frente ao computador, celular ou tablet. Outros fatores também contribuem para o aparecimento dos sintomas, como uma curta distância da tela aos olhos e o grau de exposição à luz azul emitida pela stelas.

Você sabe que está com sintomas da SVC quando percebe olho seco, irritação ocular, turvação visual, cansaço visual, dor nas costas e no pescoço, dor de cabeça e ardor ocular.

A SVC é um fenômeno novo. Durante a evolução do Homem, os olhos humanos não foram preparados para passarem de 8 a 12 horas diárias olhando objetos muito próximos. Além da manutenção do foco numa distânica fixa (o que requer um grande esforço da musculature dos olhos), os olhos piscam com muito menor frequência (6 a 8 piscadas por minuto ao invés de 16 a 20) e o globo ocular não fica suficientemente lubrificado.

Existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar ou minimizar a SVC. O mais óbvio é limitar o tempo de uso dos aparelhos eletrônicos, mas infelizmente isso nem sempre é possível. Outros cuidados que podem ajudar:

  • Colocar o equipamento eletrônico a 65 cm dos olhos, numa posição em que seus olhos fiquem um pouco abaixados para vê-lo;
  • Diminuir o brilho da tela;
  • Colocar um pequeno adesivo escrito “Pisque” no monitor;
  • Usar colírio lubrificante quando sentir os olhos secos;
  • Fazer paradas programadas.

Uma regra fácil de decorar e pode ser muito útil é a regra 20-20-20: a cada 20 minutos olhando algum monitor (computador, celular ou tablet), dê uma pausa de 20 segundos e fique olhando para algo que esteja a 20 pés de distância (o equivalente a 6 metros).

Nos Estados Unidos, são vendidos óculos com lentes especiais que prometem ajudar aqueles que ficam horas contínuas em frente a uma tela. São os chamados “óculos para computador” (ou “computer glasses”). Esses óculos possuem uma camada antirreflexiva que ajuda a diminuir o brilho da tela e a cor das lentes ajuda a aumentar o contraste da tela. Podem ajudar; certamente não prejudicam os olhos.

No caso das crianças, ainda é importante lembrar que o uso prolongado de equipamentos eletrônicos podem causar miopia ou aumentar o grau da criança. Para saber mais detalhes, leia Computador e celular podem causar ou aumentar a miopia.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica