« ARTIGOS

Lentes intraoculares utilizadas na cirurgia da catarata

Publicado em 10 de janeiro de 2016.

A cirurgia da catarata consiste na remoção do cristalino opacificado (chamado de catarata) e na implantação de uma lente intraocular que corrige a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e, hoje em dia, até mesmo a presbiopia.

As lentes intraoculares são produzidas com material que não é rejeitado pelo organismo. A história da sua invenção é muito curiosa. Após o fim da II Guerra Mundial, os ex-combatentes americanos eram regularmente examinados por médicos militares. Os oftalmologistas perceberam que alguns deles tinham algo parecido com cacos de vidro dentro dos olhos, que curiosamente não causavam inflamação. Quando perceberam que esses ex-combatentes eram pilotos de aviões de caça que haviam sido bombardeados, concluíram que aquele material presente no olho eram pequenos pedaços dos vidros dos aviões que haviam penetrado no olho durante os bombardeios e lá permaneciam, inertes, sem serem rejeitados pelo organismo. Assim surgiu a ideia de usar o mesmo material para construir uma lente intraocular que pudesse ser implantada durante a cirurgia de catarata, evitando o uso dos óculos tão grossos utilizados até então pelos pacientes operados (os chamados “fundos de garrafa”).

Nos dias atuais, as lentes intraoculares são construídas com outros materiais e podem corrigir praticamente qualquer grau que o paciente apresente antes da cirurgia: miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Até mesmo a presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, pode ser corrigida com as lentes intraoculares multifocais implantadas durante a cirurgia da catarata, permitindo que os pacientes não necessitem mais de óculos, nem para longe nem para leitura.

A maioria dos pacientes pode receber uma lente intraocular multifocal durante a cirurgia da catarata. No entanto, existem algumas restrições que deverão ser analisadas pelo oftalmologista e discutidas com os pacientes durante as consultas prévias à cirurgia.

Todas as lentes intraoculares são colocadas dobradas dentro do olho, através de uma incisão muito pequena e que cicatriza sem a necessidade de sutura. Uma vez dentro do olho, a lente intraocular se abre e fica na posição correta. Assim, a cirurgia é bem menos traumática e a recuperação visual é muito mais rápida.

Atualmente, o resultado visual da cirurgia de catarata com lentes intraoculares é excelente, particularmente em pacientes que não apresentam outras doenças oculares. Embora a escolha do tipo de lente intraocular seja uma decisão do oftalmologista (baseado nos exames realizados antes da cirurgia), o desejo e as necessidades dos pacientes sempre são considerados e, geralmente, podem ser atendidos.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica