« ARTIGOS

Cirurgia da catarata melhora a qualidade de vida e diminui o risco de acidentes graves

Publicado em 21 de maro de 2020.

A perda da visão pela catarata traz várias limitações nas atividades diárias, como reconhecer pessoas à distância, ler, cozinhar, jogar cartas e dirigir. Essas atividades impactam a vida de qualquer um, mas principalmente de indivíduos mais idosos, que passam a maior parte do tempo em casa e para os quais essas são as maiores distrações.

Mas o impacto não é apenas nas atividades diárias. A dificuldade visual causada pela catarata também provoca instabilidade postural e aumenta muito o risco de quedas. Metade das pessoas acima de 85 anos tem ao menos uma queda doméstica ao ano e a catarata é responsável por até 50% das quedas com fratura do fêmur.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. Colírios, vitaminas e alimentos específicos não evitam nem diminuem a catarata. A melhora visual trazida pela cirurgia da catarata é muito significativa. Além de voltar a ler, dirigir, cozinhar, se divertir e enxergar detalhes, a cirurgia da catarata melhora a sensação de bem-estar, deixa o paciente mais otimista, mais independente e menos deprimido. Tudo isso representa uma melhora na qualidade de vida. Estatisticamente, os pacientes relatam que a cirurgia da catarata melhora em 36% a sua qualidade de vida.

Em termos de segurança, os pacientes que são submetidos à cirurgia da catarata apresentam redução de 34% do risco de quedas com fratura do fêmur e redução de 13% do risco de acidentes automobilísticos. Os pacientes operados também apresentam diminuição de 40% no risco de morte por acidentes ou por outros problemas causados pela perda visual da catarata.

A cirurgia da catarata é realizada sob anestesia local. O colírio anestésico utilizado na cirurgia é o mesmo utilizado nas consultas oftalmológicas para a medida da pressão ocular. A sedação realizada durante a cirurgia faz com que o paciente durma pelo tempo necessário para a realização da cirurgia. Praticamente não há contraindicações para a sedação, nem mesmo a idade muito avançada.

A melhora visual após a cirurgia da catarata geralmente é rápida e os resultados são muito gratificantes. A melhora da qualidade de vida e a diminuição dos riscos de acidentes e quedas com complicações potencialmente graves compensam todo o medo natural de qualquer um de se submeter a uma cirurgia ocular.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica