
A cirurgia da catarata
Publicado em 21 de maro de 2020.
A catarata é a opacificação de uma estrutura intraocular chamada cristalino. O cristalino é uma lente cuja função é focalizar os raios luminosos provenientes dos objetos numa região da retina onde a imagem é vista com maior nitidez: a fóvea. Uma das condições para que a imagem captada pelos olhos seja vista com nitidez é que o caminho percorrido pelos feixes luminosos, desde que entram no olho até quando chegam ao cérebro, seja livre de opacidades. A catarata geralmente ocorre em decorrência do envelhecimento do olho, mas somente produz perda da acuidade visual a partir de um determinado grau de opacificação do cristalino.
Não há tratamento clínico ou caseiro, devidamente comprovado pela Ciência, capaz de evitar ou atrasar o aparecimento da catarata. A única forma capaz de resolver o problema é a cirurgia para a retirada do cristalino opacificado (a catarata).
Nos últimos anos, houve um grande aperfeiçoamento da técnica da cirurgia da catarata. Atualmente, a cirurgia é realizada através da facoemulsificação, ou seja, a dissolução da catarata com ondas de ultrassom (de forma semelhante à destruição de cálculos renais). As lentes intraoculares também vêm sendo muito aperfeiçoadas e são colocadas dobradas dentro do olho, se abrindo quando na posição correta. Isso torna possível a realização da cirurgia em tempo menor, com cortes muito pequenos que nem requerem o uso de suturas, tornando a cirurgia um ato bem menos traumático para o olho e para o paciente, e consequentemente, permitindo uma recuperação visual muito mais rápida. Para mais informações sobre lentes intraoculares, leia o artigo Lentes intraoculares utilizadas na cirurgia da catarata.
Embora algumas pessoas ainda têm a antiga ideia de que o paciente operado de catarata precisa ficar em repouso, usando colírios durante muito tempo e só volta a enxergar bem após meses, a técnica de facoemulsificação com implante de lente intraocular dobrável tornou essa cirurgia um ato realizado em alguns minutos, com anestesia na forma de gotas de colírio, sem internação e permite que os pacientes retornem às suas atividades normais (domésticas ou profissionais) em poucos dias.