« ARTIGOS

Seis coisas que os jovens podem fazer pelos seus olhos

Publicado em 21 de fevereiro de 2016.

Uma boa visão é uma condição essencial para um bom desempenho no colégio e na faculdade. No entanto, a prática de esportes, o uso de lentes de contato e o esforço visual prolongado podem comprometer a integridade do olho ou o seu funcionamento.

Aqui vão algumas dicas para manter os olhos com boa visão durante a juventude:

Não tomar banho ou dormir com lentes de contato. A Acanthamoeba é um parasita encontrado na água e pode causar infecção grave na córnea com perda visual permanente. Cerca de 85% das infecções corneanas por Acanthamoeba ocorrem em usuários de lentes de contato, principalmente após o contato com a água. Para evitar essa infecção, não se deve usar lentes de contato no banho ou ao nadar. E nunca limpar as lentes de contato com água, preferir sempre as soluções próprias para esse fim.

Fazer atividades ao ar livre. Grande parte das atividades escolares didáticas são realizadas na sala de aula. Ficar muito tempo em ambientes fechados e não fazer intervalos regulares na leitura ou no estudo aumentam o risco de aparecimento de miopia. Estudos recentes revelam que a prevalência de miopia aumenta conforme a série em que os alunos se encontram. Outros estudos revelam que fazer atividades ao livre protege do aumento do grau de miopia (leia mais detalhes em Computador e celular podem causar ou aumentar a miopia).

Lavar as mãos com frequência. As mãos são a principal fonte de disseminação da conjuntivite, uma infecção ocular muito frequente e de fácil contágio. Evitar coçar os olhos e lavar as mãos com sabonete são as formas mais eficazes de ser contaminado pelo virus da conjuntivite – e de disseminá-lo.

Fazer intervalos durante o estudo e a leitura. Cerca de 80% dos estudantes apresentam sinais de olho seco e hiperemia (vermelhidão ocular). Para evitar esses sintomas, deve-se seguir a regra 20-20-20: a cada 20 minutos de estudo ou de algum equipamento eletrônico (computador, celular ou tablet), dê uma pausa de 20 segundos e fique olhando para algo que esteja a 20 pés de distância (o equivalente a 6 metros).

Não usar maquiagem de outros. Maquiagem é ítem de uso pessoal e não deve ser compartilhada com outros, pois podem disseminar infecções como conjuntivite e herpes ocular. Bactérias e virus causadores de infecções oculares se multiplicam rapidamente em maquiagens pastosas e líquidas. Nunca usar maquiagem aberta há mais de 3 meses.

Usar óculos de proteção para praticar esportes. Lesões oculares por bolas (tênis, squash, futebol ou paintball), por trauma contuso pelo contato entre atletas ou pelo vento (ciclismo, atletismo ou esqui) são muito comuns em praticantes de esportes. Os praticantes de esportes que trazem maior susceptibilidade a traumas oculares devem considerar o uso de óculos de proteção feitos de material resistente, como o policarbonato.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica