« ARTIGOS

Tremor palpebral: O que causa e como fazê-lo desaparecer

Publicado em 18 de maro de 2016.

O tremor das pálpebras (mioclonia ou mioquimia) é uma queixa muito comum e irritante. O tremor palpebral é incontrolável, mas é uma condição benigna causada pela contração involuntária do músculo que circunda a órbita, o músculo orbicular do olho. Geralmente dura alguns minutos, mas pode permanecer por até alguns dias, com longos intervalos de melhora. Pode acometer a pálpebra superior, inferior ou ambas. Na grande maioria dos casos, o tremor desaparece sem que o paciente perceba, mas algumas vezes é persistente e incomoda muito. Embora o tremor palpebral pareça muito intenso e o paciente ache que os outros estão percebendo, o músculo que se contrai é tão fino que dificilmente os outros notam o que está acontecendo.

Geralmente, o tremor palpebral é esporádico e está associado ao estresse. Nesses casos, a duração do tremor costuma coincidir com a duração do fator desencadeante do estresse, como cansaço físico, mental, provas, ansiedade, problemas pessoais, noites mal dormidas, dentre outros. O tremor palpebral pode ser um alerta de que o corpo está no auge do cansaço ou estresse.

No entanto, se o tremor palpebral acontecer com maior frequência, pode estar associado a outros fatores que deverão ser investigados pelo oftalmologista, como:

Ingestão excessiva de cafeína ou álcool – O efeito estimulante da cafeína e relaxante do álcool pode causar tremor palpebral, principalmente quando ingeridos em excesso. Se o início do tremor palpebral coincidir com o aumento na quantidade diária ingerida de cafeína ou álcool, o ideal é diminuir a ingestão dessas substâncias, voltando, no máximo, às doses habituais. A cafeína é encontrada em café, chá e refrigerante.

Deficiência de magnésio – A deficiência de magnésio é a causa nutricional mais comum de tremor palpebral. O magnésio facilita a transmissão dos impulsos nervosos e regulariza as contrações musculares. Ele é encontrado em grande quantidade no espinafre, couve, amêndoa, castanha de caju, semente de abóbora, banana e arroz integral.

Olho seco – Pode ser causado pela idade, alterações hormonais, uso de lentes de contato, má qualidade da lágrima ou uso de certas medicações. O tratamento geralmente é feito com colírios lubrificantes.

Cansaço visual – As principais causas de cansaço visual são a falta de óculos ou o uso de óculos com grau errado, o uso prolongado de computador, telefone celular ou tablet, a proximidade excessive desses aparelhos com os olhos e a falta de óculos escuros nos dias muito claros.

Bruxismo (ranger de dentes) – Acordar com dor na articulação temporomandibular, dor de cabeça ou apresentar retificação no contorno dos dentes são sinais que podem estar associados ao tremor palpebral, principalmente por também estarem associados ao estresse. O profissional mais indicado para cuidar do bruxismo é o dentista.

Outras causas menos comuns – Hipoglicemia, doença de Parkinson, síndrome de Tourette e algumas outras doenças neurológicas.

Quando o tremor palpebral é esporádico, não precisa de tratamento específico. Procurar diminuir o estresse, melhorar a alimentação e dormir melhor podem ajudar. O oftalmologista pode checar se há necessidade do uso de óculos, se os óculos estão desatualizados ou se os olhos estão secos.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica