« ARTIGOS

Olho seco: Dicas do que fazer

Publicado em 03 de dezembro de 2017.

A sensação de olho seco é causada por deficiência na lágrima.  As alterações na lágrima podem ser causadas pelo ambiente, uso de remédios, hábitos ou doenças.  Baixa umidade, vento (dormir com ventilador ou máscara para apneia do sono), alergia ou fumaça são os fatores ambientais que mais causam alterações na lágrima.

A baixa umidade está presente em ambientes com ar condicionado, aviões, grandes edificações (shoppings, prédios de escritórios e hospitais).

A máscara para apneia do sono podem alterar a lágrima mesmo se estiver bem ajustada, pois mesmo um pequeno escape de ar pode ressecar a lágrima se as pálpebras não fecharem completamente durante o sono.

Os remédios podem causar olho seco.  Os mais comuns são sedativos (ansiolíticos ou remédios para dormir) sintomáticos para resfriado, antialérgicos, anti-hipertensivos e colírios que contenham preservativo na fórmula (para glaucoma e olho seco).

Atividades que requerem esforço visual prolongado, como leitura, uso de computador e televisão, diminuem o ritmo de piscar e causam desconforto ocular por ressecamento.

Por fim, doenças como diabetes, disfunção da tireoide, artrite reumatoide, rosácea ou alguma cirurgia ocular prévia podem causar olho seco.

Aqui estão algumas dicas para aliviar os sintomas de olho seco:

  • Fazer intervalos de 1 minuto por hora durante leitura prolongada, uso de computador ou televisão.  Procurar piscar com maior frequência e usar colírio lubrificante, de preferência sem conservante e sem vasoconstritor.
  • Se dormir com ventilador ou máscara para apneia do sono, usar pomada lubrificante para evitar o ressecamento durante a noite.
  • Acrescentar nozes e peixes na alimentação.  Estes alimentos contém nutrientes que estabilizam a camada oleosa da lágrima e diminuem a sua evaporação.

Se os sintomas persistirem, procure seu oftalmologista para um exame detalhado e a determinação da causa do seu olho seco.

É muito importante ter paciência com seu olho seco.  Talvez ele não possa ser curado, pois pode ser uma doença crônica, mas certamente poderá ser melhorado com colírios adequados ou mudanças no estilo de vida.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica