« NOTÍCIAS

Estudo sugere que atividade física regular pode diminuir o risco de catarata

Publicado em 24 de janeiro de 2016.

Um estudo muito interessante publicado em 2015 numa das revistas internacionais mais conceituadas mostrou que a atividade física regular diminui o risco de catarata (Ophthalmology. 2015;122:274-280.).

Os autores acompanharam 52.660 pacientes durante 12 anos. Os resultados mostram que caminhar ou andar de bicicleta 1 hora ou mais por dia diminui em 12% o risco de catarata, e ter uma atividade profissional que envolva atividade física diminui em 16% o risco de catarata. Por outro lado, indivíduos sedentários que passam mais de 6 horas por dia sentados têm aumento de 27% na chance de ter catarata. O estudo também demonstra que os indivíduos que fazem atividade física desde a juventude (aos 30 anos) têm uma diminuição de 24% no risco de ter catarata quando mais velhos.

Segundo os autores, essas diferenças podem ser explicadas pelos efeitos que o exercício físico provoca no organismo: ele reduz o estresse oxidativo, o nível basal de inflamação, diminui a resistência à insulina e melhora o perfil lipídico (eleva a taxa de "colesterol bom" e diminui o nível de triglicérides). Tudo isso também diminui o risco de hipertensão arterial e diabetes.

Esses resultados são muito importantes, pois estima-se que 3 em cada 4 indivíduos acima de 75 anos tenham catarata. O último censo do IBGE revelou que 71% dos brasileiros com mais de 60 anos ainda trabalham e a catarata deve diminuir significativamente a capacidade de trabalho desses indivíduos.

Apesar desse estudo ser muito relevante pelo grande número de indivíduos incluídos e o longo tempo de acompanhamento, esses resultados podem não ser definitivos. Alguns outros estudos não conseguem confirmar estatisticamente a associação entre atividade física e catarata. No entanto, é indiscutível que o exercício físico evita doenças crônicas, problemas cognitivos, depressão e proporciona um envelhecimento mais saudável.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica