« NOTÍCIAS

Primeiro tratamento para a forma seca da degeneração macular (atrofia geográfica) é aprovado nos EUA

Publicado em 25 de fevereiro de 2023.

Nesta semana, o órgão regulatório dos EUA aprovou o primeiro – e único – tratamento para a forma seca da degeneração macular relacionada à idade (DMRI).  A forma seca acomete 85% dos pacientes com DMRI, nos quais ocorre atrofia da mácula na fase avançada da doença (atrofia geográfica). Essa aprovação é um marco no tratamento da DMRI e terá um impacto tão grande quanto a aprovação do pegaptanibe (Macugen), em 2004, para o tratamento da forma exsudativa da doença.

O pegcetacoplan é uma molécula que regula o sistema complemento. O sistema complemento é uma parte do sistema imune composta por inúmeras proteínas que, ao serem ativadas na forma de cascata, induzem a inflamação que preservação a integridade do organismo. No entanto, em algumas situações, como na atrofia da mácula secundária à DMRI, a inflamação induzida pelo sistema complemento causa lesão irreversível das células visuais e leva à perda da visão.

Os estudos científicos mostraram que o uso mensal do pegcetacoplan reduz a taxa de crescimento da área da atrofia geográfica em até 36% nos 2 primeiros anos de tratamento. O medicamento é administrado na forma de injeção intraocular, assim como é feito no tratamento da forma exsudativa (ou úmida) da DMRI.

Até o momento, o pegcetacoplan foi aprovado apenas nos EUA e deverá estar disponível para uso a partir de março. No Brasil, na Europa e no Canadá, espera-se que o pegcetacoplan seja aprovado ainda em 2023 e esteja disponível para uso em 2024.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica