« NOTÍCIAS

Defesa de Tese de Doutorado do Dr. Paulo Roberto de Arruda Zantut na Faculdade de Medicina da USP

Publicado em 14 de agosto de 2019.

No dia 12/8/2019, o Dr. Paulo Roberto de Arruda Zantut conquistou o Título de Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. A tese "Avaliação longitudinal pós-natal dos efeitos da exposição gestacional de camundongos à fumaça da queima de Cannabis sativa sobre o desenvolvimento e estrutura da retina da prole" foi orientada pelo Prof. Dr. Francisco Max Damico e co-orientada pela Dra. Mariana Matera Veras.

O estudo foi uma colaboração entre os Departamentos de Oftalmologia e Patologia da Faculdade de Medicina da USP e o Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Os resultados do estudo experimental em camundongos demostraram, pela primeira vez, que o uso de maconha em doses recreativas por gestantes provoca alterações retinianas na prole que podem perdurar pela vida inteira.

Este estudo recebeu 2 prêmios muito importantes: foi considerado 1 dos 3 estudos científicos mais inovadores do mundo em 2017 pela ARVO (Association for Research in Vision and Ophthalmology) e o melhor estudo científico de Oftalmologia de 2019 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros:
Prof. Dr. Francisco Max Damico (USP, presidente)
Prof. Dr. Paulo Saldiva (USP)
Prof. Dr. Octaviano Magalhães Jr (UNIFESP-EPM)
Profa. Dra. Aline Bolzan (FMVZ-USP)

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica