« NOTÍCIAS

Medicamento mais potente para tratamento de Degeneração Macular e Retinopatia Diabética é aprovado no Brasil

Publicado em 07 de julho de 2023.

O mais novo medicamento utilizado nos Estados Unidos e na Europa para o tratamento de degeneração macular e retinopatia diabética acaba de ser aprovado também no Brasil. 

O faricimabe (Vabysmo) é o primeiro anticorpo monoclonal biespecífico desenvolvido para uso intraocular que se liga seletivamente e neutraliza a angiopoietina-2 (Ang-2) e o fator de crescimento endotelial vascular A (VEGF-A). Essas duas moléculas aumentam sinergicamente a permeabilidade vascular e estimulam a neovascularização. O faricimabe (Vabysmo), por meio da inibição dupla de Ang-2 e VEGF-A, reduz a inflamação e a permeabilidade vascular, inibindo a angiogênese patológica e restaurando a estabilidade vascular.

Os estudos clínicos e o uso corrente nos Estados Unidos e na Europa mostram que o Vabysmo consegue tratar casos que não apresentavam boa resposta aos medicamentos disponíveis até então, assim como aqueles que se tornaram resistentes aos medicamentos atuais. Outra vantagem é a possibilidade de aumento do intervalo entre as aplicações. Após a fase de indução (ou de ataque) as injeções podem ser administradas em intervalos de 1 a 4 meses, dependendo da resposta de cada caso. Cerca de 80% dos pacientes com DMRI tratados com Vabysmo podem ser tratados com injeções a cada 3 ou 4 meses no segundo ano do tratamento.

O perfil de segurança do Vabysmo foi outro fator decisivo para a sua aprovação. Os efeitos adversos são tão infrequentes quanto os observados com os outros antiangiogênicos utilizados hoje em dia.

A próxima etapa é a fixação de preço para o mercado nacional, que deverá durar 3 meses. Em seguida, o medicamento estará disponível para uso no Brasil.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica