« NOTÍCIAS

Pesquisa revela que a maioria dos diabéticos desconhece a retinopatia, doença que provoca cegueira

Publicado em 24 de janeiro de 2016.

Em outubro de 2015, a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo divulgou os resultados de uma pesquisa realizada entre 932 portadores de diabetes, de 20 a 65 anos das 5 regiões do Brasil. Infelizmente, os resultados são alarmantes: 47% de todos os diabéticos brasileiros não sabem que o diabetes pode acometer o olho e prejudicar a visão. Dentre os portadores do diabetes tipo 2 (cerca de 90% dos diabéticos), 7 em cada 10 desconhecem a retinopatia diabética, o nome que se dá às lesões da retina causadas pelo diabetes.

O desconhecimento não para por aí: 89% dos diabéticos entrevistados não têm conhecimento dos tratamentos disponíveis atualmente para tratar a retinopatia. E o pior: 62% dos diabéticos tipo 2 não fazem acompanhamento regular com oftalmologista.

Esses resultados são perigosíssimos. Estima-se que cerca de 13 milhões de brasileiros são diabéticos e 8 milhões têm retinopatia diabética. Os oftalmologistas sabem como diagnosticar, tratar e controlar a retinopatia diabética, mas a desinformação tem gerado o crescimento da cegueira por diabetes na população brasileira. A única boa notícia da pesquisa é que os tratamentos disponíveis atualmente são tão eficazes que 9 em cada 10 entrevistados tiveram melhora significativa da visão após iniciarem tratamento com um oftalmologista especialista em retina.

A retinopatia diabética pode causar perda visual em qualquer fase da doença. Isso acontece porque o acúmulo de fluido na área central da retina (edema macular) acontece em qualquer das 3 fases da retinopatia. Por isso, os portadores do diabetes tipo 2 devem iniciar acompanhamento com oftalmologista assim que recebem o diagnóstico de diabetes. Os portadores do tipo 1 devem iniciar esse acompanhamento 5 anos após o diagnóstico porque o início do diabetes geralmente é melhor determinado devido à presença de sintomas mais específicos. O principal fator de proteção para a retinopatia diabética é o controle rigoroso da glicemia e o endocrinologista é o especialista mais indicado para auxiliar o paciente.

Para prevenir a retinopatia diabética e manter boa visão para sempre, é essencial que o diabético faça um acompanhemento multidisciplinar com endocrinologista, nutricionista, oftalmologista, preparador físico e outros profissionais. A realização de exames periódicos com um oftalmologista especialista em retina permite a identificação e tratamento precoces da retinopatia diabética. Quanto antes isso acontecer, maior será a chance de controle e preservação da visão.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica