« NOTÍCIAS

Potencial tratamento para a forma seca da degeneração macular apresenta resultados surpreendentes

Publicado em 18 de maro de 2016.

Os resultados de um estudo realizado na Harvard Medical School e publicado em fevereiro/2016 trazem esperança para o tratamento da forma seca da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Vinte e seis pacientes com a forma seca da DMRI foram tratados com alta dose de atorvastatina (Lipitor) e acompanhados por 1 ano ou mais. Os resultados visuais foram surpreendentes: além de evitar a piora da forma seca da DMRI, alguns pacientes com alto risco de progressão da doença apresentaram melhora significativa da visão e desaparecimento das drusas (os depósitos ricos em colesterol encontrados sob a mácula desde o início da DMRI). Os resultados foram publicados na revista EBioMedicine (EBioMedicine. 2016. http://dx.doi.org/10.1016/j.ebiom.2016.01.033).

Além de representar um potencial tratamento para a forma seca da DMRI, que acomete 85% dos portadores da doença, esses resultados reforçam a correlação da DMRI com a aterosclerose e o nível de colesterol. As drusas, que são típicas das formas inicial e intermediária da DMRI, só causam perda visual quando ocorrem em grande quantidade sob a mácula. E foi justamente nesses pacientes que o tratamento com atorvastatina proporcionou regressão das drusas e melhora da visão.

Até o momento, o único tratamento com eficácia comprovada para a forma seca da DMRI é o uso do complexo vitamínico “PreserVision AREDS 2 Formula”, que contém vitaminas C e E, zinco, cobre, luteína e zeaxantina. No entanto, os resultados são relativamente frustrantes, pois o tratamento apenas retarda a progressão da DMRI. É nessa lacuna que o tratamento com a atorvastatina pode se encaixar: o potencial de eliminar as drusas e melhorar a visão podem ser a base para um tratamento eficaz da forma seca da DMRI.

Embora o estudo tenha focado na segurança do uso de alta dose de atorvastatina para o tratamento da forma seca da DMRI, a sua eficácia foi surpreendente. Ainda existem muitas questões a serem respondidas por estudos maiores que deverão ser iniciados em breve. No entanto, o potencial benefício ocular de uma droga largamente usada há vários anos para a redução do nível de colesterol traz muita esperança para os portadores da forma seca da DMRI.

Prof. Dr. Francisco Max Damico

Telefone

Localização
R. Barata Ribeiro 414 cj. 11
São Paulo SP   01308-000

Como chegar
Crie um trajeto até a clínica